Por que não existem playbacks dos DVDs “Salmos” e “Filhos de Israel”?

Muita gente me faz essa pergunta: Por que não existem playbacks dos DVDs “Salmos” e “Filhos de Israel”? Alguns ficam chateados por não existir essa opção. Há até aqueles que acham que é maldade e egoísmo nosso (hahaha). Quem já me viu cantando, sabe que nunca uso playbacks. São três os motivos:

1 – Não existe mesmo – Os DVDs são gravados ao vivo. Quando as músicas são feitas em estúdio, cada parte é gravada separadamente – instrumental, vocal e solo. No caso de um DVD ao vivo, tudo é gravado ao mesmo tempo. O Edison Soopper, engenheiro de áudio dos dois projetos, me explicou isso de um jeito bem fácil: “Depois que se fez um bolo, não há mais a possibilidade de separar os ingredientes”. No microfone que capta a percussão, por exemplo, pode-se ouvir um pouco do vocal e de todo o resto da banda. Mesmo separando só os canais dos instrumentos para fazer playback, ainda assim daria para ouvir a voz do solista, do vocal e do público cantando junto. Por isso não existem os playbacks desses dois projetos.

2 – Não gosto – Lógico que os playbacks têm alta qualidade, são tocados por profissionais, têm uma riqueza de instrumentos, como cordas, metais, etc. Mas quando digo que não gosto do uso de playbacks é porque eles mataram a adoração de nossas igrejas (você pode ler meu post sobre ele aqui). Criados para ajudar as igrejas que não tinham músicos, os playbacks acabaram tomando o lugar dos músicos. Tomaram também o lugar do louvor instrumental espontâneo, envolvente e bem ensaiado.

3 – Incentivo à nova geração – Pelas cidades onde passo, já vejo a mudança de pensamento de muita gente. Aos poucos estamos voltando a usar música instrumental ao vivo em nossas igrejas. O fato de não existirem os playbacks dos DVDs tem servido como estímulo para os instrumentistas. Já soube de muita gente que começou a tocar depois desses DVDs. Como compus todas as músicas dos projetos, fiz com acordes bem fáceis, de modo que a maioria das músicas podem ser tocadas até por iniciantes.  (ver cifras aqui) Se você pertence a uma igreja pequena onde não tem nenhum músico, desafio você a procurar alguém que toque – procurar mesmo. E se não encontrar, comece você a tocar.

Anúncios

23 Respostas para “Por que não existem playbacks dos DVDs “Salmos” e “Filhos de Israel”?

    • agora entendi , a nossa igreja em são da boa vista é bem pequena , mas eu quero muito aprender a musica ,gosto do piano orem por mim ,DEUS te abenço pr.

  1. Vdd so assim as pessoas deixam d ser acomodados usando somente playback’s feito, dai se esforçam para aprender a tocar instrumento..pq além de louvar a Deus com a voz, tbm louva com as maos( tocando instrumento )…

  2. Achei muito boa a explicação e sou prova disso. Gostei muito das músicas dos salmos, e como não haviam playback’s resolvi aprender a tocar para cantarmos na igreja. Mês que vem iremos fazer um culto de louvor com os hinos do DVD Salmos. Que Deus abençoe ricamente seu ministério. Abraços!!! o/

  3. concordo plenamente contigo pastor!

    Nada melhor do que os instrumentos ao vivo, o playback atrapalha na formação de novos músicos como também no louvor da igreja que se sente intimidade com o vocal. E realmente, atualmente vemos por parte de muitas igrejas o incentivo a usar instrumentistas. Deus continue abençoando o seu ministério.

  4. Eu esta fora da igreja quando começei a fazer aulas de violão
    e não conseguia a prendeR atocar nada,mas quando decidi voltar para DEUS e ouvi o cd Salmos comecei a “desenrolar com o violão” a 1 musica q eu aprendi a tocar foi OS MEUS LABIOS TE LOUVAM.

  5. Olá ir Daniel Ludtke a paz !!! Eu entendi sua explicação é q infelizmente ñ encontramos músicos comprometidos em nossas igrejas mas pretendo voltar a fazer aulas de violão pra ver se Deus me abençoa com este talento. Peço q ore por mim para q Deus me capacite amém!!!Deus abençõe grandemente sua vida e seu ministério cada dia mais para a honra e a glória do Senhor Jesus!!!Um grande abraço e fica na paz!!!vlw…

  6. Eu nem me reclamo por não haver playback das músicas.. Graças a Deus eu tenho um amigão que toca teclado e violão mto beem.. E então eu canto bastaaaante nos cultos. 🙂 Mas também, é impressionante como TODAS as canções compostas pelo Daniel são uma benção. Ao DVD Salmos e Filhos de Israel então, nem se fala..

    … A espera do próximo DVD viiu.. rsrs Abraço

  7. Pingback: Reflexões musicais sobre um comentário infeliz | Daniel Lüdtke·

  8. Querido, dias de paz…
    Entendo muito sua explicação e concordo. O playback realmente tira a liberdade que gostamos de sentir enquanto estamos ministrando. Tudo flui melhor quando podemos dar à canção, nossas características e personalidade. Mas tive péssimas experiências com músicos em minha igreja. Sou regente do coral de jovens, e, num determinado momento, decidi que usaríamos banda ao vivo nas apresentações. Só foram boas as duas primeiras oportunidades que tivemos. Depois, alguns músicos começaram e não aprender as canções, faltavam aos ensaios do instrumental, tiravam as músicas de qualquer jeito, decidiam não tocar nas apresentações por não se sentirem seguros com as músicas, quando tocavam erravam demais atrapalhando o coral. Apenas um ou dois músicos eram confiáveis. Enfim, tornou-se mais prejudicial do que positivo. Isso tudo me obrigou a voltar pro playback. Esse sim, não falta a ensaios, a banda vem de uma vez e completa, faz exatamente o que eu espero, e o melhor, não faz corpo mole pra tocar algo que não gosta (típico de músico imaturo!). Rsrsrsrssss…
    Abração

    • concordo querido eu tenho um grupo na igreja de crianas e cantamos as musicas do Pr.Daniel no violo so muito fceis de tocar

      Em 9 de agosto de 2013 14:49, “Daniel Ldtke”

  9. eu detesto os playbacks, canto as vezez com ele mas não se compara com o louvor ao vivo…aliás ouvir alguem dizer o seguinte: sabe porque ninguém canta mais na igreja? porque não se canta em casa e depois vai pra igreja e ainda ouvi aquelas musicas no cd…fica totalmente acomodados… parabéns Daniel…Deus te abençõe ricamente…

  10. Oh meu amado, glorifico a Deus pelo seu ministério, sentimos que essas são realmente canções inspiradas pelo Santo Espirito e que tem edificado a minha congregação, porem somos pequenos e não temos músicos, então fazemos uso de playbacks ou coral, é realmente complicado por que temos o desejo de também louvar a Deus através dessas canções, lamento por isso. Mas que Deus continue te abençoando pra que você também possa abençoar vidas como a minha e também os pequenos ministérios como o que faço parte.

  11. Concordo com a questão dos playbacks, mas eles também ajudaram muitas igrejas que são carentes de músicos (a grande maioria, aliás). A Obra deveria ter um plano de organizar Conservatórios Musicais por Distrito, onde pelo menos um jovem de cada Igreja receberia aulas. Não adianta criticarmos os playbacks se não oferecemos soluções efetivas. Aquele abraço e parabéns pelo Ministério.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s