Bastidores da gravação do DVD Salmos

Em 15 de dezembro de 2010 a minha vida mudou. Foi nesse dia que Deus me deu de presente um ministério maior do que eu poderia imaginar. Foi nessa data que Deus realizou um sonho que eu ainda nem tinha sonhado. Foi nesse dia que Deus mostrou que os caminhos dele são maiores que os meus. Nessa data, no estúdio B da TV Novo Tempo, foi gravado um projeto que tornou a música minha grande paixão e ministério.

Câmera, luz, canção: nasce o DVD Salmos.

Já contei pra todo mundo como realmente esse projeto foi ideia de Deus. Em algum dia de dezembro de 2010, antes de começar meu momento diário de meditação, com a Bíblia aberta no início do livro de Salmos e de olhos fechados em oração, senti uma voz no pensamento dizendo: “faça músicas de salmos”. Apenas isso. Sabia que era a voz de Deus, mais não fazia ideia do que Ele queria com isso.

Passei seis meses compondo as músicas. Mas eu ainda não sabia pra quê! Apenas sabia que Deus tinha pedido. Mas não fazia ideia do propósito real disso. Em minhas dúvidas, pedi ao Senhor: “Que essas músicas sejam resposta à oração de alguém”.

Bem, em julho de 2011, por ocasião do casamento de minha irmã, fui à São Paulo e aproveitei para apresentar o projeto à Gravadora Novo Tempo. Na sala da reunião, três pessoas foram fundamentais para que tudo desse certo. E nesse pequeno espaço, meu eterno agradecimento a esses servos do Senhor:

JairoJAIRO SOUZA [Pastor, barítono do Arautos do Rei, amigo de longa data] Naquela sala o Jairo estava como “intermediador”. Ele quem tinha solicitado aos diretores da gravadora uma reunião comigo. Mas tudo isso por causa da nossa amizade. Foi o Jairo quem me convidou pela primeira vez para ministrar o louvor junto com ele no tempo de Ensino Médio. Eu tinha 15 anos e era muito tímido. Fomos colegas de quarto em internatos na Bahia e São Paulo. Aprendei muito com ele.

Na saída, após a apresentação do projeto, o Jairo começou a falar comigo: “Imagina isso virando um DVD de louvor!? Você tocando violão e cantando junto com o povo!?”. Mas aquilo parecia distante demais. Na verdade, era um sonho que eu ainda nem tinha. Agradeço ao Jairo por ter sonhado isso antes de mim.

toledo ALESSANDRO TOLEDO [Diretor da Gravadora Novo Tempo] Não conhecia o Alessandro. A primeira imagem que tenho dele em minha mente é tentando ajeitar o som daquela sala de um jeito que minhas gravações ficassem mais “audíveis”. Bem, não conseguiu. Não por ser imperito, mas devido à baixa qualidade das minhas demos (risos). Na primeira música apresentada, tentei reproduzir um coro de levitas, numa espécie de canto gregoriano, ao som de harpa, como seria um salmo cantado no tempo bíblico. Não era nada muito convencional (mais risos). Ao final da música, o Alessandro Toledo, ao lado do aparelho de som que em vão conseguira “consertar”, foi direto ao ponto e disse que não era bem aquilo que a gravadora estava procurando.

Ciente do fracasso da primeira música, já fui explicando que eu havia tentado recriar o salmo do tempo da Bíblia, mas que a partir da segunda música eu passaria para o lado contemporâneo, mostrando nossa forma de louvar atual. Então, dei play em “Os meus lábios te louvam”.

Fiquei olhando de canto de olho e vi que o Alessandro gostou. Depois tocou “Esconderijo”. Nessa ele já começou a fazer dueto baixinho junto com a gravação.

No meio da apresentação, ele já começou a falar em transformar as músicas num projeto jovem de louvor. Falou que era algo que eles estavam buscando. E me emocionei quando disse: “Nós estávamos orando por isso. Só não sabíamos o que era”.

Nem precisa contar mais. O resultado é que em seis meses depois o DVD Salmos estava gravado. Foi uma produção absurdamente rápida. Agradeço ao Alessandro por ter acreditado nesse projeto mais que qualquer um. Por isso esse ministério não é só meu. É dele também. Assim como é do Jairo, de toda a equipe da Gravadora Novo Tempo, e da Lúcia também…

luciaLúcia Cardoso [Diretora da TV Novo Tempo em Pindamonhangaba] Na época ela era a responsável pelo marketing da Novo Tempo. Ao apresentar o projeto para ela e os demais presentes, deixei claro que eu estava ali como COMPOSITOR, nada mais que isso. Minha ideia seria dar essas músicas para eles formatarem algum projeto da gravadora (quem sabe um CD de duetos ou trios – era uma ideia).

Muito atenciosa, a Lúcia ouviu minhas gravações sem comentar muita coisa. Duas músicas eu não tinha conseguido gravar, então cantei ali mesmo acompanhado do meu violão. Ao fim de uma dessas músicas, ela se pronunciou: “Por que você mesmo não canta essas músicas no projeto?”. Fiquei todo sem graça. “Eu cantar? Não, que é isso?”, disse eu, me esquivando da sugestão que parecia tão utópica.

Sempre cantei em corais, grupos, quartetos… Mas gravar alguma coisa solo? Eu sabia que ainda não estava preparado pra isso…

Mais à frente ela sugeriu de novo que eu não apenas fosse o compositor das músicas, mas também o ministro de louvor. Bem, agradeço à Lúcia por ter enxergado essa possibilidade em mim. Amo esse ministério que tenho hoje, e ele não seria completo se não fosse a indicação dela. Deus dirige cada detalhe!

Fim da reunião

A reunião terminou. Eu tinha ouvido coisas ótimas a respeito do meu projeto, mas ainda não sabia de nada concreto. De uma coisa, porém, eu tinha certeza: Deus realmente tinha me levado à compor aquelas músicas.

Depois dali, tudo foi muito rápido. E em alguns meses, foi gravado o DVD Salmos. Nem parece que faz apenas dois anos. Parece que isso sempre fez parte da minha vida… A Deus minha maior gratidão. Enquanto Ele permitir, quero transformar a Bíblia num lindo hinário de louvor, pra que esses versos inspirados estejam sempre em nossa mente, em nossos lábios e em nosso coração!! Esse é o ministério que tenho há dois anos. Só está começando…DSC09954

DSC09956 DSC09968 DSC09973 DSC09976 DSC09977 DSC09979_MG_1271_MG_1262 _MG_1264 _MG_1269 _MG_1271_MG_1099 _MG_1393 _MG_1430 _MG_1442 _MG_1444 _MG_1502 IMG_1157

Anúncios

8 Respostas para “Bastidores da gravação do DVD Salmos

  1. Sua história é linda, suas músicas então… sem palavras, mas quero lhe dizer que quando seus dois Dvd’s entraram em nosso lar, os mesmos fortaleceram ainda mais o nosso louvor a Deus. Que Ele te encha de bênçãos e vitórias, pois és merecido de tamanha graça. Abraços, Cantora Margriet e Família

  2. Parabéns Daniel,a principio não coloquei fé em seu projeto,mas ao ouvir esconderijo,vi um novo sentido para salmos 91, como ele é lindo, como eu estava distante do real sentido deste salmo. A partir de então comecei a notar seu trabalho,suas musicas, como um louvor, um Salmo ao nosso Deus. Posso apenas dizer que o Deus de Israel lhe abeçoe e continue te usando. Que este trabalho sirva para converter as pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s