A CRIAÇÃO DE “FILHOS” – Sobre a composição das músicas do CD/DVD “Filhos de Israel”


Na Ilha do Bananal (TO), às margens do rio Araguaia, comecei a formatar as letras do projeto “Filhos de Israel”. Ainda faltavam alguns dias para ser lançado o CD/DVD Salmos. Era início de julho de 2011. Depois de muita oração e conversas com o pessoal da Gravadora, o tema do novo DVD ficou definido – ele teria como base os primeiros livros da Bíblia e contaria o início da história do povo de Israel e do Êxodo.

Eu estava desenvolvendo um projeto numa aldeia indígena da região e aproveitei algumas horas vagas para sentar à sombra daquelas grandes árvores para folhear minha Bíblia e procurar exaustivamente os textos que seriam a base das músicas. Assim que encontrava “o” texto, já rabiscava em minha agenda a ideia da letra – tentando sempre alterar o mínimo possível dos versículos sagrados.

Logo as letras ficaram definidas. Voltando da Ilha do Bananal, em três meses coloquei as melodias. Parece que tudo foi um milagre. Tudo foi muito rápido. A melodia de “somente a ti” veio quando eu estava num restaurante em Florianópolis. No mesmo dia escrevi a melodia de “eu te escolhi”. Em viagem ao Maranhão, num quarto de hotel, peguei o violão e saiu “cântico” (na verdade saiu outra melodia. Não gostei, desfiz tudo, recomecei… e aí, sim, saiu “cântico” rsrs). Em minha casa, numa tarde tranquila, sentei ao teclado e de uma vez só saiu caminho entre as águas”. E assim foi…

A última música
O projeto estava praticamente terminado. Mas eu ainda sentia que faltava alguma música. Alguma que falasse do cuidado de Deus, de sua proteção para com o povo de Israel. Orei e folheei todo o Pentateuco. Página por página, passei novamente os olhos buscando um texto que talvez tivesse escapado de minha atenção da primeira vez. E já chegando ao final do quinto livro, me deparei com essa porção emocionante das Escrituras:

“Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos, como a águia que desperta a sua ninhada, paira sobre os seus filhotes, e depois estende as asas para apanhá-los, levando-os sobre elas. O Senhor sozinho o levou; nenhum deus estrangeiro o ajudou. Ele o fez cavalgar nos lugares altos da terra e o alimentou com o fruto dos campos” (Deuteronômio 32:10-13).

Então compus “suas asas”. E finalmente o projeto ficou concluído.

Louvo a Deus pela sua atuação nessas músicas. Impressionante ver de perto como a “inspiração” não é apenas um termo para falar de alguém que recebe um “sopro” de boas ideias; mas na verdade, o “sopro” vindo de Deus. Senti isso ao compor essas músicas.

E meu desejo mais sincero é que ao ouvir essas canções, todos também recebam esse “sopro” vindo do Céu.

Anúncios

6 Respostas para “A CRIAÇÃO DE “FILHOS” – Sobre a composição das músicas do CD/DVD “Filhos de Israel”

  1. Pastor, eu sinto que Deus te inspirou nessas músicas. Sexta-feira no ensaio do nosso ministério de louvor da igreja de Madureira-RJ eu comentava que Filhos de Israel deixa a gente “pra cima”, porque o tempo inteiro mostra que Deus está no controle da situação, e que olha e cuida de nós…

  2. Incrível o poder de Deus na vida do Pastor Daniel. Não recebemos apenas sopro ouvindo as músicas, recebemos um vento forte do Espirito Santo.rsrs. Parabéns que Deus continue lhe inspirando cada dia mais.

  3. Pastor, agradeço a Deus pelo seu ministério todos os dias, de verdade! Sou jovem e sentia falta de músicas que nos fizesse realmente sentir a paz, a presença de Deus. Se que temos muitos cantores bons, músicas lindas… mas sentia falta de músicas que ao cantar fosse a minha entrega, algo mais intimo e Deus nos enviou vocÊ. Que a humildade, simplicidade e espiritualidade continuem a serem transmitidas em seus trabalhios Amém!!!

  4. Pastor. Agradeço a Deus cada momento que ouço as musicas tanto de “Salmos” como de “Filhos de Israel”, em especial “Bendito”, essa música foi um marco pra mim pois Deus abriu os meus olhos de como ele quer me abençoar mas a minha atitude que impede de receber ou perceber as bençãos de Dele. Continue assim, se Deus quiser daqui a pouco vamos cantar a Biblia inteira… xD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s