Dicas para criar um grupo instrumental na igreja

Depois do post sobre a importância da música instrumental nas igrejas [leia aqui], recebi alguns comentários nas redes sociais falando sobre a importância do tema, mas também sobre as dificuldades para se criar uma banda/orquestra nas congregações. Veja algumas dessas observações abaixo:

– Precisamos esquecer o play back um pouco! (Robert IASD, via twitter)

– Lindo post, Daniel. Minha tristeza é saber que quem deveria lê-lo, jamais vai ler. Só aqueles que, como nós, gostam de instrumentos… (Alessandro Melo, via twitter)

– Não é por gostar, todos preferem musica ao vivo. Porém há dificuldade de se ter músicos na IASD e motivá-los a tocar #problema (Andielle Siqueira, via twitter)

– Deveria haver um modo de incentivar os jovens a aprender a tocar instrumentos no lugar do rotineiro playback, a música parece tocar mais profundamente, traz uma harmonia e um incentivo a louvar sem igual!! Canto, e sinto falta da música ao vivo! (Alenaide, via blog)

– Porque nem todas as igrejas tem alguém com um instrumento à disposição para acompanhar quem canta. Minha realidade! PERGUNTA: Como mudar essa realidade pastor? (Anne Leda, via twitter)

Respondendo a essas perguntas, pensei em algumas sugestões práticas para você começar um grupo instrumental em sua igreja:

  • Primeiro passo é motivar sua igreja. Inspire a igreja fazendo um culto musical, palestra ou sermão sobre o assunto, convide um grupo instrumental com um ministério de louvor para fazer um programa especial (permita que os músicos convidados falem um pouco sobre seus instrumentos, compartilhem sua experiência no ministério da música, etc). Use a criatividade para despertar nos membros o desejo de aprender um instrumento – ou usá-lo efetivamente, no caso de músicos que estão inativos na igreja. Em muitos casos, o incentivo pessoal terá mais resultado – e assim um vai contagiando o outro.
  • Escolha um músico para fundar o grupo. Dê a um músico experiente de sua igreja a função de criar o grupo instrumental. Se sua igreja não tem um músico atuante, tente descobrir se não existe um “músico encostado” que, desmotivado pela falta de apoio (ou até críticas) parou de participar das atividades musicais da igreja. Você também pode convidar um instrumentista de outra igreja que possa dar suporte à sua.
  • Faça uma escola de estudo em grupo. Consiga um professor voluntário (de violão, por exemplo), que dê aulas aos domingos à tarde para um grupo de alunos. Se não conseguir um voluntário, pague alguém para ensinar.
  • Pague aulas para alguém promissor. Reúna a comissão da igreja e proponha o financiamento (integral ou 50%) de aulas para algum jovem promissor da sua igreja (podem ser mais pessoa, de acordo com a possibilidade da igreja local). De preferência, que seja alguém que já tenha noção musical ou já toque um pouco o instrumento. Entretanto, também pode ser alguém que ainda não tem experiência, mas que em longo prazo poderá se tornar um bom músico adventista. Vale a pena investir. O jovem escolhido com certeza dará seu máximo para honrar a escolha.
  • Faça um convênio com alguma escola de música. Em parceria com algum conservatório ou com algum professor específico, anuncie que os alunos terão um preço especial. Faça algo para incentivar os pais a matricularem os filhos e enxergarem a importância da música na formação deles.
  • Consiga recursos. Se você não conseguir voluntários para o ensino dos instrumentos, vá em busca de recursos. Muitas empresas têm apoiado e patrocinado bandas e orquestras pelo Brasil à fora. Peça, mostre seu projeto, e com certeza portas vão se abrir.
  • Use a internet. Incentive os jovens a aprender também pela internet. Muitos vídeos ensinam o básico para aprender a tocar violão, baixo, flauta, etc. Jovens com facilidade musical facilmente começarão a aprender com esses recursos virtuais.
  • Busque conhecer modelos de sucesso. Talvez sua cidade tenha alguma igreja que tem um grupo de louvor e instrumental inspirador. Converse com os componentes, conheça como foi a implantação do projeto deles na igreja, pegue as ideias, copie e adapte para sua realidade.
  • Tenha o apoio da liderança da igreja. Não busque fazer nada sozinho.  Apresente suas ideias individualmente para os líderes da igreja e, no momento apropriado, à comissão da igreja. Não tente radicalizar e ir de encontro à ideia predominante de sua congregação. Entenda que algumas são mais tradicionais e outras mais modernas. Adeque-se à realidade e não tente “empurrar goela abaixo” instrumentos que talvez não sejam tão bem-vindos em sua igreja por enquanto – gerando oposição dos líderes. Faço o seu melhor de acordo com as possibilidades.
  • Crie um ciclo de ensino. Permita que os melhores alunos, depois de maduros, tornem-se instrutores para novos interessados no aprendizado dos instrumentos.
  • Motive, motive! Não pare de motivar!! Continue divulgando os projetos para aprendizado dos instrumentos e motivando os jovens um a um. Faça um culto especial só com os novos músicos. Não se esqueça que a maior motivação para criar músicos é VER músicos tocando. Quando sua igreja tiver instrumentistas participando ativamente nos cultos, outros vão se inspirar e querer aprender também.

As sugestões não param por aí. Comente aqui no blog e compartilhe suas ideias. Vamos criar uma nova geração de músicos em nossa igreja. Que o Senhor seja louvado!

[Por Daniel Lüdtke]

Anúncios

18 Respostas para “Dicas para criar um grupo instrumental na igreja

  1. Pr. Daniel, Muito boas as dicas. No distrito que passamos nós já deixamos o nosso legado! E aqui também estamos começando o ministério de louvor e é claro com as musicas do DVD Salmos. É evidente que a música é um instrumento poderoso para o tão sonhado Reavivamento, ela tem um papel essencial e é por isso que Satanás tenta fazer com que esse ministério não se desenvolva como poderia nas igrejas. Porém, o poder de Deus é maior, está disponível a nós e a vitória em Cristo Jesus já é garantida. Cabe a cada um de nós fazer a parte que nos corresponde!

  2. Minha Igreja está com esse plano, fazer um grupo instrumental, estamos prestes a começar os ensaios, e eu peço muito que DEUS ESTEJA NA DIREÇÃO desse novo rumo do ministério de musica da nossa igreja! Muito Obrigada pelas dicas pastor, veio para nós em um momento propício! (:
    – Deus continue o Abençoando!

  3. Vi o outro e resolvi ler esse também.. Que maravilha.. Estarei passando o projeto aos líderes da igreja e deixar Deus conduzir tudo. Depois da Lição sobre “Deus como Artista” que abordou o lado de Deus como Músico, a mente dos líderes da igreja se abriu mais. \o/

  4. Pr. Daniel, muito obrigado pelas dicas! Com certeza, és um exemplo para os jovens, um homem consagrado por Deus! Nossa Igreja fica situada no bairro Vila Natal, em Gravataí-RS. Distrito do Pr. Moizés Lüdtke, não sei se você o conhece, hehe…
    Temos somente um rapaz que se chama José que toca violão na igreja. Os demais gostam, mas não estão motivados o bastante para investirem tempo e muito menos dinheiro. Eu tenho uma guitarra parada em casa. Já tentei algumas vezes fazer com que saia algum som, mas eu sempre desisto. Parece que a impaciência tomou conta do meu lado musical. Gosto de escrever letras, escrever poemas… Comecei hoje a criar uma letra baseada em Eclesiastes 12. Sei que você tem muitos compromissos, mas se for possível, gostaria que me enviasse um e-mail para lucaslssr@gmail.com, afim de que eu soubesse qual o seu e-mail para eu enviar a letra.

  5. olá Pastor…muito bom..muito bom….eu sou responsável por uma banda em Curitiba..com bateria, sax, violão, acordeon, guitarra, trompete…etc….bem animado…sempre procurei trabalhar nas igrejas por onde passei, essa ideia de montar banda e louvar…por que louvor instrumental é outra universo….um detalhe importante..” musico chama musico” sempre comecei com um piano e violão..e logo…outros instrumentos foram surgindo, a ideia que quero deixar é que onde existir um único instrumento dele podemos fazer o restante da banda…e jamais desanimar, orar muito, e esperar que a vontade de Deus seja feita, hoje estou congregando na IASD Capão da Imbuia – Curitiba – PR, graças ao bom Pai do céu temos uma grande variedade de instrumentos….e tudo começou com apenas um Piano…..

  6. ola pastor , montamos uma pequena banda eu toco violao , minha esposa canta e meu irmao se vira como pode com um cajon, um chimbal e um carilhao , começamos bem, mas ja esta rolando um desanimo , falta vontande pra ensaiar eu ate sou mais animado mas nao depende so de mim , gosto muito dos seus louvores peço a DEUS que nosso grupo siga em frente e possamos louvar muito o nome do nosso senhor e salvador jesus. abraços

  7. oi meu nome é leivison , eu tenho 20 anos e a 5 eu toco bateria , contra baixo ,guitarra e violão , e a 1 ano estou parado numca mais toquei , sempre me lembro de como era gostoso torcar na igreja e sinto saldades o que mais me desmotiva é a falta de apoio dos irmãos , que ja nem se importão se sua igreja tem ou não uma banda ou um grupo de louvor , por várias veses eu tento montar um grupo na igreja mais numca da serto logo vem a desmotivação a falta de encentivo que deixa qualquer musico chateado , e encostado no banco da igreja . são raras as pessoas que gostão de musoca ao vivo e de badas na igreja , alguns pessoas até reclamão , em, vez de apoiar que acaba comqwualquer esperança de um músico tocar .. hoje é só play bek , paly bek ,, fico olhando algumas igrejas que tem banda ou grupo de louvor como é lindo ,, e as pessoas sempre motivando os musicos cantão baten palmas e isso deixa os musicos muitos alegres e motivados ,
    já é dificio uma pessoa da minha idade 20 anos ter tempo de tocar ensaiar correr atraz de musicos e etc,, por já ter que trabalhar e não ter muito tempo para praticar e ensaiar . por isso fica aqui meu apelo . isentivem os musicos da sua igreja não deixem que se destancie , e perca a ‘prática do louvor por que Deus opera no meio dos louvores e por meio dos instrumentos que muitas pessoas vam a igreja , por achar lindo os musicos tocando , e acabam se convertendo a ela ;;

    • Sei o que vc passa!! Não desista. Nossos irmãos aos poucos estão começando a ver a diferença que o louvor ao vivo faz. Monte um grupo e comece a tocar aonde for bem recebido. Não desista!! Comece ensaiando músicas fáceis e bem legais, e o próprio grupo vai se motivando!! Nada pode fazer vc enterrar o dom que Deus lhe Deus!! abs

  8. Oi meu nome é Carlos Augusto… eu tenho 17 anos e toco vários instrumentos.. na igreja q eu frequento tem vários amigos meus que tocam também e que cantam…e nosso sonho é ter uma banda pra tocar nos cultos..os instrumentos temos quase todos… mais o problemas é que a liderança da nossa igreja não da oportunidades.. eles querem q os jovens se envolvam mas quando falamos que vamos colocar os instrumentos na igreja eles reclamam..por que dizem q vão fazer muito barulho… tenho vários amigos q foram pra outras denominações tocar la por q na nossa não dão oportunidade…ai os jovens desanimam… então queria saber uma ideia pra podermos falar com a liderança pra poder ter essa oportunidade de fazer o q gostamos q é louvar a Deus usando instrumentos e não play Black…

    • Amigo… Complicado… A melhor coisa que eu posso te dizer é: paciência! rsrs. Tenho um post no blog que pode te ajudar… sobre como montar um grupo instrumental na igreja!! Abracao!!

  9. Muito bom mesmo,DESDE JA PESSO ORAÇÃO PELO GRUPO QUERO MONTAR NA IGREJA EU QUERIA SABER POR ONDE COMECAR NO MOMENTO SÓ TEMOS TECLADO COMO INSTRUMENTO ,PRECISO DA AJUDAR DE VCS NÃO SEI POR ONDE COMECAR MAIS SONHO COM UM GRUPO MUSICAL NA MINHA IGREJA

  10. A paz do Senhor,gostei muito das dicas e incentivos ,iniciei uma orquestra aqui na minha cidade a dois meses e graças a Deus fizemos nossa primeira apresentação,ficou muito lindo e realmente agradeço muito a Deus pelo esforço e dedicação de meus alunos iniciei com vinte mas só oito chegaram até aqui,mas estamos multiplicando conhecimento e se Deus quiser esse numero se multiplicará….

  11. Muito Bom,
    Meu querido me fez um bem seus comentarios, pois estou na direção geral de jovens e adolescentes da Assembleia de Deus do Seta em Parauapebas no Pará, não sou fã de play black, gostou muito de música ao vivo e procuro sempre insentivar isso por onde passo. Já fui pastor congregacional por várias congregações e isso é um legado que levo no meu ministério. Gosto tanto que casei com uma bela jovem senhora que ama a boa musica e é fã de ao vivo bem tocado e cantado… srsrsrssrs eu sou esperto viu!!!
    Enfim, fico grato pelas dicas e tenho um grande desafio pela frente, que é formar uma banda geral de jovens sendo que o que temos é muita boa vontade e determinação, o mais só jesus na causa. peço oração para que em breve possa eu postar os resultados maravilhosos que vamos alcançar.

    Um forte abraço e fica com Deus!

  12. Paz do Senhor!
    Quando encontrei este post fui agraciado por uma injeção de ânimo!
    Temos uma banda/orquestra que por motivos diversos, os músicos foram parando.. uns estão afastados dos caminhos do Senhor e outros cooperam conosco mas não querem voltar a tocar seus instrumentos musicais! Isso dói o coração!
    Estou, com a graça de Deus, tentando levantar nossa Orquestra.
    Ajude-nos em oração.

    Parabéns pela ótima iniciativa!
    Abraço.

  13. Estou pensando em fazer aulas de violão mas a igreja não usa instrumentos nem demonstra interesse no assunto. Porém vejo na música uma forma de atrair jovens para a igreja mas tenho medo de não ter espaço o que devo fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s